Você está aqui: Página Inicial / Scan for MARC

Scan for MARC

 

Um dos muitos benefícios que a chegada da internet trouxe para as bibliotecas de todo o mundo foi a possibilidade de fazer intercâmbio de informações. Dessa forma, ao invés de instituições realizarem a catalogação de cada exemplar que recebem, elas podem copiar e compartilhar os registros já existentes por meio da rede de computadores, utilizando um formato internacional de intercâmbio denominado MARC21, cuja sigla remete ao significado de Catalogação Legível por Máquina.

Ao mesmo tempo, por vários motivos, o uso dessa ferramenta ainda é impraticável em muitas bibliotecas brasileiras. Foi pensando em contornar essa situação que as pesquisadoras Zaira Regina Zafalon (UFSCar) e Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos (UNESP) e o programador Jairo da Silva, todos vinculados ao GPTAI, desenvolveram o Scan for MARC, um programa de computador destinado a converter dados catalográficos analógicos em registros no Formato MARC21.

Para utilizar o Scan for MARC o usuário deve capturar uma imagem de um registro bibliográfico e, então, passá-lo pelo software, que irá processar essa figura e codificá-la em texto, para ser importado no sistema gerenciador de bibliotecas. No entanto, é necessário que esses dados estejam representados a partir do Anglo American Cataloging Rules, 2nd Edition, revised 2002 (AACR2r), um padrão internacional de descrição das informações contidas em um documento.

Assim, com registros em Formato MARC21, torna-se possível garantir o intercâmbio de dados a partir da interoperabilidade entre sistemas, ou seja, a partir da conversa entre máquina com a menor interferência humana possível.

[Informação retirada a partir da Carteira de Produtos da Agência da Inovação da UFSCar]

 

O Scan for MARC ainda está sendo aprimorado. Gostaria de testar? Conte pra nós sua experiência!

Tem a imagem de um registro bibliográfico? Teste essa versão do Scan for MARC.

Não tem a imagem e mesmo assim quer testar? Copie e cole o texto da sua ficha catalográfica nesta versão do Scan for MARC.